segunda-feira, 28 de janeiro de 2013




      Vamos rezar pelos familiares e vítimas dessa tragédia de Santa Maria: 



















Que a nossa Mãe Santíssima acolha em seu coração maternal as almas dos falecidos e console os corações de seus familiares e amigos e de todos aqueles que sofrem
a perdem de tantas vidas. Assim seja, amém.

Luís Odilon Macedo Béles – consagrado da Comunidade Católica de Aliança Obra Nova do Monte Carmelo









sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

    Com Cristo no coração do mundo – Pelotas, RS


Anderson R. Costa, SJ

Advento, tempo de sentir e saborear. Vem Senhor Jesus, o mundo precisa de ti! Esse fora o refrão que nos motivara no decorrer do Advento, nós aguardávamos o Senhor, desejosos de que ele viesse uma vez mais fazer morada entre nós.  Assim, movidos por esse espírito do advento e no anseio de nos colocar a serviço da missão, fomos contemplados com a oportunidade de colaborar com a missão da Comunidade Jesuíta presente na cidade de Pelotas.
Pouco a pouco, fomos nos constituindo uma comunidade itinerante e a serviço da missão, de modo especial e neste tempo, com a tarefa de atuar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O grupo - composto por Alex Pin, Tiago Zeni, João F. Haetinger e Antônio Anderson - contou com a acolhida afetuosa da comunidade jesuíta local, que além de nos receber muito bem, teve o cuidado de preparar como se daria nossa presença junto à missão.
Como sabemos, desde muito tempo a Companhia se faz presente nesta cidade e nos últimos tempos, em comunhão com a igreja local, assumiu corajosamente o desafio de estar nas fronteiras da missão, mais especificamente na assistência a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.  O espírito fraterno que nos congregou neste tempo de missão nos possibilitou experimentar-nos parte do corpo a serviço da missão universal, de modo que pudemos sentir com o povo de Deus e as necessidades da Igreja.
Nossa atuação de seu deu em diferentes frentes de trabalho, tais como: visitas aos enfermos e idosos (com bênçãos nas casas), além de encontros de formação bíblica atendendo a uma solicitação dos paroquianos. Paralelas à formação ocorrem noites vocacionais em diversas comunidades, por ocasião da ordenação do Diácono Permanente Volnei, que contou com a colaboração mais estreita de nosso companheiro Tiago. Em nossos últimos dias na missão, aproveitamos a companhia do padre Rogério e visitamos a Universidade Católica de Pelotas e nos deparamos com mais uma das necessidades da Igreja local. Além disso, tivemos a oportunidade de participar de um programa de rádio e colaborar em outra ordenação de diácono permanente.
No intuito de perceber de forma mais abrangente a missão dos companheiros jesuítas na região salvaguardamos um espaço para convivência junto à comunidade, estes foram momentos muito agradáveis de partilha e descontração, pois tanto quanto saber trabalhar juntos é necessário que redescubramos o valor de saber descansar juntos.
Aprendemos com os EE que o que sacia e satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente. Compreendemos que somos membros da Companhia, que toda nossa vida é missão, mas o que caracteriza nossa pertença a este corpo é o desejo de nos colocar a serviço da missão, na disponibilidade autêntica de um coração que quer estar com Cristo no coração do mundo.

Este artigo que acabaram de ler de autoria do querido irmão/amigo Antonio Anderson R. Costa, SJ foi motivado pela sua estada como missionário em Pelotas – RS, juntamente com seus companheiros não menos queridos. Saibam meus amados que suas presenças em nossa comunidade de Santa Rita de Cássia deixaram marcas indeléveis em nossos corações, louvamos e agradecemos a Deus por tão grande presente.
Luís Odilon Macedo Béles – consagrado da Comunidade Católica de Aliança Obra Nova do Monte Carmelo   

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


 


Cruz Carmelitana
símblo da consagração a Comunidade Católica de Aliança Obra Nova do Monte Carmelo




Momento importante e de grande alegria em proferíamos os nossos compromissos.




Acompanhando a Santa Missa.




Diante da assembléia, do sacerdote e de Deus.





Com Lirane consa grada da comunidade irmã 70X7.






Minha mãe e eu, que felicidade!



As irmãs de comunidade da esquerda para direita: Vera Canieles, Aline, Silvia Gonçalves da Costa, eu e o Elias (filho da Aline).




Vera Canieles, minha mãe Lacy e eu.


Santa Missa presidida pelo padre Luiz Neiss, servem o altar a ministra Glecimar (Comunidade Católica de Aliança 70X7) e coroinhas.




Paulo Cesar Pereira Lobo fundador da comunidade.








Padre Luiz Neiss no momento em que proclama o Santo Evangelho.




Quando nos apresentamos diante do altar.




Com as irmãs vera e Silvia após a cerimônia.

Da esquerda para dieita: Dona Eva (mãe da Vera), Patricia Lobo (co-fundadora da comunidade), Alex (seminarista da Companhia de Jesus), Vera, eu, Aline, Silvia e Elias.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



 ORAÇÃO DE FIM DE ANO




Senhor, Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanha, o passado e o futuro.
Ao terminar este ano quero dar – te graças por tudo aquilo que recebi de ti.
Graças pela vida e o amor, pelas flores, o ar e o sol, pela alegria e a dor,
Por tudo que foi possível e por aquilo que não pode ser.
Ofereço – te tudo que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar e as coisas que passaram por minhas mãos e o que com elas pude construir.
Apresento – te as pessoas que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores,
os mais próximos de mim e os que estão mais distantes,
os que me deram sua mão e aqueles aos quais pude ajudar,
com os que compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor hoje quero pedir – te perdão, perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor jogado fora.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, e perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que pouco a pouco fui adiando e que só agora venho apresentar – te.
Por todos os meus esquecimentos, descuidos e silêncios novamente te peço perdão.
Iniciamos um novo ano e detenho minha vida diante do novo calendário e te apresento estes dias que somente tu sabes se chegarei a vivê – los.
Hoje te peço para mim e todos que amo a paz e a alegria, a força e a prudência, a caridade e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a todos os lugares um coração cheio de compreensão e paz.
Cerra meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas e egoístas.
Abra em compensação meu ser a tudo o que é bom, que meu espírito se encha somente de bênçãos e as derrame por onde passar.
Cumula – me de bondade e de alegria para que, todos que convivam comigo ou se aproximem de mim encontrem em minha vida um pouquinho de ti.
Dá –me um ano feliz e ensina –me a repartir felicidade.
Amém.


Artigo extraído do site espanhol Catolic.Net de autoria desconhecida. Tradução e adaptação de Luís Odilon Macedo Béles Consagrado da Comunidade Católica de Aliança Obra Novo do Monte Carmelo.