A oração do Pai Nosso
A confiança singela e fiel, e a segurança humilde e alegre, são as disposições próprias de quem reza o Pai Nosso. Orar a Deus nosso Pai deve fazer crescer em nós a consciência de que somos filhos de Deus, deve fazer crescer em nós o desejo de nos parecermos mais ao nosso Pai, deve fortalecer em nós o sentido de fraternidade.
A frase "Pai Nosso" contém a imagem do Pai que tanto amou o mundo e deu o seu único filho e "quando à invocação de Pai, acrescentamos "nosso", estamos saindo de nosso individualismo, estamos reconhecendo em todo homem a mesma dignidade de que nos gloriamos, de sermos filhos de Deus",
"Que está no céu" evoca "a morada do nosso Pai, o céu, é nossa pátria, nosso destino, porque o Filho desceu do céu para nos fazer subir com Ele, por meio de sua cruz e ressurreição.
"Santificado seja o vosso nome" pedimos a Deus que sua santidade se manifeste nos homens, que vença o pecado do mundo, que sua luz dissipe as trevas do mal e seu esplendor apareça com maior claridade para que todos os homens o reconheçam.
"Venha a nós o vosso Reino", o Reino de Deus é Justiça e paz, gozo no Espírito Santo. E nós cristãos estamos comprometidos a trabalhar intensamente para que os valores do Reino de Deus sejam vividos no mundo.
"Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu" nós somos radicalmente impotentes para cumprirmos a vontade do Pai, por isso devemos pedir ao nosso Pai que una nossa vontade à de seu Filho para poder cumprir seus intuitos. Unidos a Jesus e com o poder de seu Espírito poderemos fazer a vontade do Pai.
“Dai-nos hoje o pão de cada dia", denuncia o drama da fome no mundo e chama a cada de um nós a uma responsabilidade efetiva para com nossos irmãos mais necessitados.
"Perdoai-nos as nossas ofensas como também nós perdoamos aos que nos ofendem".
Devemos recordar que a misericórdia não pode penetrar em nosso coração até que tenhamos perdoado os que nos ofenderam e que ao negarmos perdão aos nossos irmãos e irmãs, o coração se fecha e sua dureza lhe faz impermeável ao amor misericordioso do pai.
“Não nos deixeis cair em tentação", a vitória sobre a tentação só é possível mediante a oração e a última petição "Mas livrai-nos do mal", designa a uma pessoa: Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus por quem o pecado e a morte entraram no mundo e só poderemos assegurar a vitória sobre ele se nos unirmos em Jesus Cristo porque Ele venceu definitivamente o Inimigo com sua morte e ressurreição.
Para finalizar vejam o que Edmilson Duarte Rocha escreveu sobre o Pai Nosso que achei muito interessante e que é uma grande verdade:
PAI NOSSO
será inútil dizer: PAI NOSSO.
Se os meus valores são representados pelos bens da terra,
será inútil dizer: QUE ESTAIS NO CÉU.
Se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo,
será inútil dizer: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos, futilidades,
será inútil dizer: VENHA NÓS O VOSSO REINO.
Se no fundo o que eu quero mesmo é que todos os meus desejos se realizem,
será inútil dizer: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
Se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome,
será inútil dizer: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.
Se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho,
será inútil dizer: PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO.
Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Cristo,
será inútil dizer: E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO.
Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo o que é proibido me seduz,
será inútil dizer: MAS LIVRAI–NOS DO MAL...
Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para modificar,
será inútil dizer: AMÉM."
Luis Odilon Macedo Béles
Discípulo comunidade Obra Nova do Monte Carmelo
Luis Odilon Macedo Béles
Discípulo comunidade Obra Nova do Monte Carmelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário