Evangelho de Marcos 5, 21 – 43
A filha de Jairo e a mulher doente
Neste evangelho vemos grandes exemplos de FÉ. Em primeiro lugar a FÉ de Jairo, homem bem posicionado na sociedade judaica, era um dos chefes da sinagoga e, por amor a sua filha que estava passando mal desce de seu pedestal de poder, apresenta–se diante de Cristo e lança–se a seus pés, isto é, humilha–se, prostra–se por terra, rosto no chão e intercede a Jesus pela filha dizendo “vem, impõe–lhe as mãos para que ela se salve e viva”. Jairo tem certeza de que Jesus pode curá–la, pede a Jesus a salvação e a vida da filha, mas uma pessoa que é salva não vive? Porque então Jairo suplica por essas duas coisas? Por que não quer somente a cura física, quer também a cura, a salvação da alma da filha.
Nesse mesmo episódio encontramos também uma mulher que há doze anos sofria com um fluxo de sangue, isto é, menstruava continuamente e já havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado todos os bens que possuía sem obter nenhum resultado. “Ouvindo falar de Jesus infiltrou–se em meio à multidão que o cercava e pensava com sigo mesma” se eu tocar a orla de seu manto ficarei curada e assim aconteceu, ao tocá–lo o sangue estancou logo e ela sentiu estar curada. Jesus olhando envolta perguntou quem me tocou? E os discípulos respondem, a multidão te comprime e tu queres saber quem te tocou? Porém, Jesus sentira que saiu de si uma força e sabia que alguém havia lhe tocado com fé e a mulher amedrontada veio lançou–se aos seus pés e contou–lhe toda a verdade, Jesus disse–lhe: “Filha a tua FÉ te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal.”
Em determinado momento enquanto se dirigiam à casa de Jairo, veio um criado avisar–lhe que a filha havia morrido e dizer–lhe que não incomodasse o mestre, Jesus ouviu a notícia e falou: “Não temas; acredita somente”. Podemos interpretar essas palavras de Jesus como quem diz: não vês o que aconteceu com essa mulher pela FÉ, com tua filha poderá acontecer o mesmo se também tiveres FÉ. Jairo creu e o milagre aconteceu. Jesus chegando à casa de Jairo perguntou por que tanto barulho, a menina não morreu está dormindo e eu vou acordá–la. Mas riam dele. Levando consigo o pai, a mãe e os seus discípulos entraram onde a menina estava deitada e pegando a sua mão disse–lhe: “Menina, ordeno–te, levante–te!” e na mesma hora ela levantou–se e começou a andar deixando todos muito assombrados. Recomendou–lhes severamente que não falasse a ninguém e mandou que descem–lhe de comer.
Estes dois grandes e belos exemplos de FÉ podemos trazê–los para nossas vidas. Acreditando que Cristo tudo pode, se o tomarmos como mestre e senhor de nossas vidas; as nossas misérias, enfermidades e angústias serão todas curadas e ao finalizarmos esta peregrinação terrestre não morremos, mas renasceremos para a vida eterna. Outra coisa que chama a atenção neste evangelho é o fato de Jesus ter mandado alimentá–la. Por que Ele teria ordenado isso? Não estaria aí o ensinamento a todos nós de que o corpo precisa estar forte e bem tratado, a FÉ precisa ser alimentada pela leitura e estudo da palavra, pela oração pessoal e comunitária; a alma necessita do maior e melhor de todos os alimentos que é a eucaristia? Podemos extrair desse evangelho também uma lição de coragem e ousadia, pois as mulheres menstruadas para sociedade judaica eram consideradas “impuras”, elas não poderiam aproximar–se de nada e de ninguém; não poderiam tocar em nada e nem serem tocadas sob pena de que as pessoas ou coisas se tornassem também “impuras”. Essa mulher transgrediu as leis, correndo o risco de ser condenada, de ser apedrejada até a morte, mas a FÉ estava acima de tudo fazendo–lhe corajosa. Será que nós que dizemos cristãos seguidores de Jesus temos a coragem da hemorroisa de enfrentarmos tudo e todos pelo testemunho e defesa de nossa FÉ? Jesus por sua vez também foi desobediente a lei aceitando ser tocado pela “impura”, porém sendo fiel em primeiro a Deus e depois a si mesmo, pois Deus o enviou para salvar e curar os doentes, recuperar a dignidade e reintegrar a sociedade os discriminados e marginalizados.
Bem, como podemos perceber a palavra chave deste evangelho é a FÉ. Muito mais teria a falar sobre esta passagem bíblica, mas vou parar por aqui. Você meu irmão, você minha irmã leia faça sua reflexão pessoal e veja quanta riqueza, quantos ensinamentos esta leitura nos passa. Aconselho a usar a metodologia de Leitura Orante. Eu sou integrante do Grupo de Estudo da Palavra intitulado “Enchei–vos” (leitura orante) e dou testemunho da maravilha que é e convido–os realizar conosco essa experiência. Venha nos conhecer!
Comunidade Católica de Aliança Obra Nova do Monte Carmelo
Rua: Ver. Elberto Madruga, 524 Bairro Cruzeiro do Sul
Reuniões: Todas segundas e terças–feiras às 18 horas. Teremos imenso prazer em recebê–los.
Luis Odilon Macedo Béles
Discípulo da Comunidade Obra Nova do Monte Carmelo
Luis Odilon Macedo Béles
Discípulo da Comunidade Obra Nova do Monte Carmelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário