quarta-feira, 30 de maio de 2012



OS DONS DO ESPÍRITO SANTO





Os dons do Espírito Santo são como receptores que atraem os impulsos do Espírito e por intermédio dos quais o cristão se encaminha para a perfeição em estilo novo ou com a eficácia que o próprio Deus lhe conceder.





O que são os dons do Espírito Santo?




Vejamos a diferenciação feita pela Teologia entre dons e carismas, embora a palavra "charisma" seja de origem grega e signifique dom.
Carismas são graças especiais pelas quais o Espíri­to Santo capacita os cristãos para funções e tarefas que contribuem para o bem comum da comunidade. Os carismas às vezes apresentam, mas nem sempre, caráter extraordinária como no caso de certas curas ou a glossolalia isto é, o dom das línguas.
Por dons entendemos os talentos concedidos ao cristão para que sigam mais confiantemente os ímpetos do Espírito no caminho da perfeição espiritual. Os dons e seus efeitos são discretos, não chamam a atenção do povo dando shows ou espetáculos.
Agora que já aprendemos o que são dons e carismas e a diferença teológica entre um e o outro, vamos conhecer os sete dons do Espírito Santo e o significado de cada um, para que melhor compreendamos a necessidade de invocarmos e suplicarmos ao Espírito Santo que aumente em nós os Seus dons e frutos para que conservemo–nos neles até a morte. Cabe aqui um breve comentário sobre a significação do número sete na linguagem bíblica. Esse é o número da perfeição, da totalidade porque Deus criou o mundo em sete dias (Gn. 1 – 31; 2 – 2)









   SABEDORIA



É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Pr 3,13-15).





ENTENDIMENTO



É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).





CIÊNCIA



É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).





CONSELHO



É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).





FORTALEZA



É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).





PIEDADE



É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).





TEMOR DE DEUS



Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).
Queridos irmãos e irmãs estes são os dons do Espírito Santo também chamado de dons de satificação ou dons hierárquicos. No próximo artigo estarei abordando os dons carismáticos, os quais nas cartas paulinas receberam atenção e significados muito especiais.
Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!


                                     
                                    
                                         
                                               Luís Odilon Macedo Béles
       Discípulo da Comunidade de Aliança Obra Nova do Monte Carmelo



















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário